SOCIOAMBIENTAL
Nossa missão com a natureza
Doação de Lacres de latinhas
Você sabia que no Brasil mais de 120 mil crianças precisam de uma cadeira de rodas para se locomover? Pensando em contribuir para reverter esse cenário o Shopping West Plaza, em parceria com o Instituto Entre Rodas, lança a campanha #NÃOÉMITO que visa coletar lacres de latinhas de alumínio para a produção de cadeira de rodas para crianças. O nome da ação procura esclarecer que não é mentira que lacres são trocados por cadeiras de rodas.

O objetivo da campanha é evidenciar como essa transformação é possível mostrando desde o momento em que as pessoas entregam os lacres que acumularam até o dia em que as crianças recebem a doação. Cada cadeira de rodas é fabricada em alumínio levando em conta as medidas corporais e personalizada na cor que a criança escolher.

Para participar da campanha, basta juntar os lacres e depositar na caixa localizada na praça de alimentação do Shopping West Plaza, no terceiro piso do Bloco B. Toda quantidade é válida, afinal, cada lacre é importante para devolver para uma criança a possibilidade de se locomover com segurança.
Certificado de Energia Renovável 2022
Consagração que mantém desde 2017, com resultados conquistados graças às políticas sustentáveis adquiridas nos últimos anos.
Somente através do consumo de energia limpa e renovável, as emissões evitadas pelo West Plaza são equivalentes a 8.071 árvores em 30 anos em um projeto de florestamento, uma redução de 1.1153,01T CO2, segundo o relatório desenvolvido pela COMERC Energia em parceria com Sinerconsult Consultoria e Treinamento Participações Ltda.
Coleta de Medicamentos e Embalagens
Pouco se fala a respeito, mas o descarte indevido de medicamentos vencidos ou em desuso, no lixo comum ou no vaso sanitário, por exemplo, pode gerar muitos impactos negativos ao meio ambiente e à nossa saúde.

Uma vez descartados de forma inadequada, esses resíduos podem contaminar e comprometer a qualidade do solo e das águas. Os componentes químicos presentes nestes resíduos chegam até o lençol freático, poluindo reservatórios de águas subterrâneas.

Localização: Ecoponto- Bloco A-G5
Coleta de Máscara
Laváveis ou descartáveis, as máscaras de proteção são ferramentas fundamentais para o combate ao Coronavírus. Justamente por isso, é importante também ter cuidado quando forem jogá-las fora. Se descartadas de maneira incorreta, as máscaras podem apresentar risco de contaminação para outras pessoas, como catadores de materiais recicláveis e garis, por exemplo.

Localização: Ecoponto – Bloco A, G5.
Coleta de Lâmpadas
Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio, um metal pesado tóxico para pessoas, animais e plantas. Se forem descartadas como lixo comum, as lâmpadas contaminam o solo e cursos d’água, se tornando um problema de saúde pública.

Localização: Ecoponto – Bloco A, G5.
Coleta de Pilhas e Baterias
Repletas de metais pesados, as pilhas e baterias são altamente nocivas à saúde e ao meio ambiente, chegando a contaminar o solo e lençóis freáticos ao primeiro contato. Isso ocorre porque quando manuseadas de maneira indevida, como abandonadas em lixões ou descartadas no lixo comum, as pilhas e baterias podem se romper liberando chumbo, cádmio, mercúrio, lithium, entre outros elementos tóxicos.

Além de poluir o meio ambiente, descartar pilhas e baterias no lixo comum, pode afetar a saúde de seres vivos. Ao ser inalado ou consumido através da água ou alimento contaminado por humanos, o mercúrio é capaz de causar danos neurológicos, renais, hipertensão, anemia, paralisia e até mesmo déficit de atenção.

Localização: Ecoponto – Bloco A, G5.
Coleta de Lixo Eletrônico
Para o recolhimento de aparelhos eletrônicos e resíduo tecnológico, veja abaixo o que pode ser descartado:

- MP3 e aparelho de áudio;
- Carregadores
- Celulares
- Câmera e filmadora
- Ferro de Passar
- Liquidificador
- Secador de Cabelo
- Notebook
- CPU
- Monitor

Localização: Ecoponto – Bloco A, G5.
Coleta de Cápsulas de Café
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) comparou o impacto gerado em diferentes maneiras de preparar o café. As descobertas confirmam o que já suspeitávamos: quando comparado com o café passado em filtros de papel, o cafezinho em cápsula pode ser até 14 vezes mais prejudicial ao meio ambiente.

Como o filtro de papel é biodegradável, ele pode passar por um processo de compostagem e, junto com a borra do café, virar adubo. Em contrapartida, alumínio e plástico não são biodegradáveis e, caso não sejam reciclados, levam centenas de anos para se decompor, gerando danos ao meio ambiente e aos animais.

Localização: Ecoponto – Bloco A, G5.
Coleta Seletiva
Aqui, utilizamos cestas/coletores específicos diferenciando os materiais recicláveis dos não recicláveis. Essa separação evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, além de facilitar a etapa de triagem para reciclagem.

Toda a equipe do Shopping e os lojistas são instruídos para descartar corretamente os resíduos e por meio de diversas campanhas. Incentivamos nossos clientes e visitantes a fazerem o mesmo.

Todo mês, são triadas toneladas de materiais recicláveis no shopping entre: papel, papelão, metal, plástico e vidro.
Água – Um dos Nossos Bens Mais Preciosos
Aqui, as torneiras dos sanitários são acionadas por sensores que controlam a saída de água de acordo com a aproximação das mãos, reduzindo o consumo entre 35% e 80%.

Além disso, as descargas e torneiras são equipadas também com sistemas de pressurização e arejadores que resultam em uma economia de aproximadamente 40% de água. Essas ações são realizadas com o intuito de evitar o desperdício desse recurso tão importante.
Sistema de Ar Condicionado Ecologicamente Correto
Nosso sistema de ar condicionado utiliza apenas os chamados gases ecológicos, que são aqueles que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos). Os CFCs são substâncias químicas sintéticas, formadas por cloro, flúor e carbono, que afetam a camada de ozônio, sendo muito prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Por outro lado, os gases ecológicos possuem uma medição de GWP (sigla em inglês para Potencial de Aquecimento Global) baixíssima, sendo considerados atualmente o que há de mais sustentável no mercado.
HORÁRIOS
Estacionamento
De Segunda a Sábado: Das 10h às 22h
Domingos e Feriados: Das 12h às 22h
ACSP - Associação Comercial de São Paulo
Segunda a Sexta: 10h às 19h
Bicicletário
Todos os dias: 10h às 22h
Polícia Federal
Segunda a Sexta: 10h às 17h00
Estacionamento: A partir das 9h45 após triagem
(Bloco A)
Ambulatório
Todos os dias: 10h às 22h
Villa Bowling
Todos os dias: 12h às 22h
Unidas
Segunda a Sábado: 08h às 20h
Daycâmbio
Segunda a Sexta: 10h às 20h
Sábado: 10h às 14h
Cotação
Segunda a Sexta: 10h às 20h
Sábado: 10h às 16h
Empréstimo de Cadeira de Rodas
Todos os dias: 10h às 22h
Cema
Segunda a Sexta: 09h às 17h
Pronto Atendimento - Horário marcado até às 18h30
Sábado: 09h às 12h
Estacionamento - Bloco A a partir das 08h45
Academia Bio Ritmo
Segunda a Sexta: 06h às 22h
Sábado: 09h às 15h
Estacionamento - Bloco C: A partir das 05h45
Aze Games
Segunda a Sexta: 12h às 22h
Sábado: 10h às 22h
Domingo: 12h às 20h
Lojas
Segunda a Sábado: 10h às 22h
Domingo e Feriado: 14h às 20h
Carrefour Express
Segunda a Sábado: 10h às 22h
Domingo e Feriado: 12h às 20h
Outback
Todos os dias: 12h às 22h
Espaço Cliente
Segunda a Sábado: 10h às 22h
Domingo e Feriados: 12h às 20h
Alimentação e Restaurantes
Segunda à Sábado: 11h às 22h
Domingo: 12h às 22h
CONDOMÍNIO WEST PLAZA SHOPPING CENTER - CNPJ 09.043.953/0001-01